quinta-feira, 14 de março de 2013

Aplicações da Potenciometria

Futuros profissionais,

Abaixo encontram-se alguns links para textos e artigos os quais demonstram diferentes aplicações da técnica de Potenciometria, abordada em sala de aula.

Artigo 1 - Análises farmacêuticas com eletrodos íon-seletivos
Trecho: "As aplicações da potenciometria com eletrodos íon-seletivos em análises farmacêuticas podem abranger desde o controle de qualidade do princípio ativo até o do medicamento em formulações complexas, de modo rápido, preciso e exato, muitas vezes sem a necessidade de separação prévia."

Artigo 2 - Método potenciométrico para determinação de cobre em cachaça
Trecho: "O método mostrou-se simples e rápido, com um consumo de reagentes muito reduzido e
um equipamento de custo relativamente baixo, sendo portanto indicado ao controle rotineiro do teor de cobre em cachaça nos locais de produção."

Artigo 3 - Estudo da variação do pH da pele humana exposta à formulação cosmética acrescida ou não das vitaminas A, E ou de ceramida, por metodologia não invasiva
Trecho: "Nas últimas duas décadas, equipamentos de ampla aplicação (para cosmetologia, medicina estética e dermatologia) têm sido apresentados, dando, assim, origem a novas metodologias não invasivas de estudo cutâneo. Desses equipamentos é exemplo, o Phmeter, que avalia o pH superficial da pele. A determinação do pH da superfície cutânea tem motivado vários pesquisadores. O pH, isto é, a concentração hidrogeniônica da superfície cutânea é visto por alguns autores como um importante indicador funcional da pele, devendo-se à produção de ácido láctico e conferindo à superfície cutânea aquilo que se convencionou designar por “manto ácido cutâneo”."

Artigo 4 - Tratamento de efluentes do processamento da mandioca em processo anaeróbio com separação de fases
Trecho: "O efluente do processamento da mandioca brava é chamado “manipueira” e o complexo cianogênico, linamarina, é o seu composto mais tóxico. (...) O ácido cianídrico, proveniente da hidrólise do glicosídeo cianogênico presente na mandioca, é conhecido por sua toxicidade à atividade biológica e também citado como um composto altamente tóxico ao processo anaeróbio. (...) A determinação da concentração de cianeto livre foi realizada pelo método da potenciometria direta, utilizando eletrodo seletivo a cianeto, segundo a metodologia descrita por Marins (1992)."

Os exemplos acima são algumas das aplicações das técnicas de potenciometria direta e titulação potenciométrica. Outros exemplos incluem:
- Determinação do pH, de gases (pO2 e pCO2) e de íons (Na+, Ca++, Cl- e K+) em sangue.
- Determinação do pH e íons em efluentes industriais e municipais.
- Determinação do fluoreto em creme dental e enxaguante bucal.
- Determinação da alcalinidade em águas.

Então, qual é a opinião de vocês sobre as técnicas potenciométricas?
Por favor, incluam seus comentários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário